Páginas

Eu

Sou unico... igual a eu impossivel

domingo, 7 de novembro de 2010

Cultura índigena

Os Índios do Brasil formam um Povo. São muitos Povos Diferentes de Nós. Possuem Hábitos, costumes e Línguas Próprias e,por isso, todos os cntrariam por viver da própria maneira.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, Viviam Aqui Cerca de 5 Milhões de índios. Como Pelos trazidas Doenças e Europeus de Lutas constantes Entre Índios e brancos fizeram com desaparecessem Que muitos Grupos.

Atualmente não existem aproximadamente Brasil 240 mil Índios, in Distribuídos Cerca de 180 Diferentes Grupos.

Encontram-se in TODO o Território Brasileiro, com exceção apenas do Distrito Federal e dos los Estados do Piauí e Rio Grande do Norte.

Grupos Existem Que Indígenas, Por estarem in permanent contato uma com a Sociedade Nossa, adotaram muitos Hábitos e costumes da cultura Nossa, o português falam, Usam Produtos industrializados Mas NEM ISSO Por deixam de Indios ser. Grupos Ainda Existem Que Mantem Contatos apenas ocasionais com OS brancos e FINALMENTE, Grupos Que nao Contato com dez QUALQUÉR uma Sociedade, trajes NOSSOS desconhecendo e Lingua.

Como Exemplo de cultura indígena, convém ressaltar um dos Yanomami, considerados hum dos Grupos Indígenas Mais primitivos da América do Sul.

Os dez Yanomami Como Território tradicional extensa área da Floresta Brasil não tropicais e nd Venezuela. Possuem UMA Torno in População de 25,000 Índios. Não existem Brasil Cerca de 10,000 Situados Yanomami nsa los Estados do Amazonas e de Roraima. Falam uma Língua Yanomami e vivos Ainda Mantem OS SEUS Usos, Tradições e costumes.

Vivem, in Grandes casas comunais. A maloca Consiste n'uma Moradia Redonda, cônico topo COM, COM UMA Praça Aberta AO centro. Varias Famílias Vivem soluço o teto Comum circular, SEM OS paredes Dividindo Espaços ocupados. O numero de moradores varia Entre Trinta Pessoas e cem.

Desde de a década de 70, com uma Construção da estrada Perimetral Norte Território Seu Cortando, uma Operação de mineradores e Hoje, uma Presença de milhares de garimpeiros dez Resultado nd destruição da Floresta e trazido muitas Doenças parágrafo OS Yanomami, Cuja População estabele Seria soluço ameaça de desaparecimento.

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO - CEDOC FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO - FUNAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário